quinta-feira, 15 de maio de 2014

O Problema do Jornal de Papel

          Quando a gente pensa em escrever em um blog, a última coisa que passa pela nossa cabeça é escrever de acordo com a norma culta da língua portuguesa. Pra mim, como estudante de direito, isso se tornou um hábito e é particularmente estranho escrever de um jeito informal. E aí, acaba ficando de um jeito estranho. Mas o objetivo talvez seja ficar estranho mesmo, pois em primeiro lugar eu quero expressar como eu me expresso. Em segundo, como já dizia Luis Fernando Veríssimo: 

                                                            "A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios.
                                                                   Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo.   Por exemplo: dizer "escrever claro" não é certo mas é claro, certo?"

          
          E eu estava aqui pensando: por que os jovens não leem jornal? Porque jovens gostam da acessibilidade do telefone e do acesso rápido a mídia digital? Será? 
          Fiz uma pesquisa pelo quadro de colunistas de diversos jornais e olha, não precisa ser nenhum gênio da metafísica para entender o porquê. Os principais colunistas dos jornais são, praticamente em sua totalidade, pessoas acima dos 40 anos, com uma linguagem acima dos 40 anos, discutindo assuntos como pessoas acima dos 40 anos. 
           Olha, não acho que tem nada errado em estar acima dos 40 anos. O que eu acho errado é a pouca credibilidade que os jovens recebem para abordar temas como economia e política. Assim como o pouco espaço que recebem, nesse meio, para escreverem sobre música, literatura, moda, cinema, teatro.
         Os blogs e sites voltados para esse público, nasceram justamente da carência de espaço nos jornais e criou um muro de Berlim nos meios de comunicação. Contudo, restou provado que a Alemanha não funcionava divida em duas, nem funciona o meio de comunicação: Os mais velhos leem e respeitam os mais velhos e os mais novos leem e respeitam os mais novos. 
          Acredito, de verdade, que se os escritores mais experientes quisessem escrever para um site com uma proposta mais jovem, seria muito bem recebido. Agora, o contrário... Já é bem mais complicado pois o jovem não tem credibilidade.
        Não importa se você pega o metrô todo tia, duas linhas de ônibus, vai para a faculdade e para o trabalho e ainda cuida da sua própria casa e lida sozinho com seus dramas pessoais. Não importa que você viva de bolsa-auxílio, e jante miojo porque é o que dá pra pagar hoje. Você é jovem e inexperiente e só por isso não possuí credibilidade alguma.
        Acho que é isso que falta nos jornais. Ar fresco, ar com cheiro de "leite ninho" se assim preferir. Para abrir espaço e garantir ao jovem a credibilidade que ele tanto merece. E a chance de se comunicar com o leitor de forma leve, não necessariamente certa, mas clara.

That's all ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário